Utilize os espelhos a seu favor


Projeto Studio Karla Oliveira - Living integrado com home e varanda gourmet do projeto 'Lar é onde o amor está'.

Foto: Marcus Camargo.


A utilidade mais conhecida dos espelhos continua sendo em cômodos como o quarto e o banheiro, mas ele é um elemento que agrega várias outras funções e pode ser usado em qualquer tipo de projeto com diferentes objetivos, seja para valorizar objetos, refletir luz, ampliar ambientes ou decorar. Um outro do espelho é para disfarçar detalhes da arquitetura que se queira disfarçar, como é o caso de vigas e pilares, e nesses casos ele pode também ser um grande aliado para a criação de algum detalhe da decoração. Mesmo sendo um verdadeiro “elemento curinga” é preciso ter muita atenção ao se utilizar um espelho, pois muitas vezes ao invés de ajudar ele pode ser o vilão que vai estragar todo o projeto do ambiente.


Algumas dicas são muito importantes para que espelhos sejam utilizados realmente a seu favor, vamos falar um pouco sobre isso!


Projeto Studio Karla Oliveira - Recepção de empresa tecnológica. Foto: Giovanna Cristina


Começando sobre a função mais usual dos espelhos, a de maximizar os ambientes, é preciso observar alguns detalhes fundamentais:


1 - Lembre-se: No local onde será instalado o espelho, tudo vai se refletir e você deve observar bastante o que será refletido. Por mais simples que seja esse conceito, muitas vezes não notamos que a imagem que vai aparecer no reflexo por exemplo, é a de um banheiro ou algum espaço que você não queira destacar. Sendo assim escolha uma parede onde o que ele refletirá será tão bonito quanto o próprio espelho.


2 - Um outro aspecto também importante é com relação ao reflexo das luminárias, se a mesma estiver com a lâmpada voltada para o espelho, e a luz for refletida, pode incomodar bastante a visão e isso pode se tornar um grande problema.


3 - É também essencial observar as linhas verticais ou horizontais que se deseja destacar em um ambiente, os espelhos podem ser aliados para criar a sensação de um pé-direito mais alto, (utilizando-se espelhos na posição vertical) e tornar os ambientes mais compridos (se usados na horizontal).


4 - Escolher o local onde será instalado o espelho é de extrema relevância, se o intuito é utilizar o espelho para melhorar a amplitude de um ambiente, opte pelas paredes localizadas em um ângulo de 90 graus pois trará o maior benefício da amplitude.


5 - Como a luz é um aliado para melhorar a sensação de amplitude dos espaços, observar a direção da iluminação natural e tentar posicionar o espelho para que o mesmo reflita mais luz dentro do ambiente, é algo que fará grande diferença na amplitude, além de também para valorizar as cores do ambiente!


Projeto Studio Karla Oliveira - Living integrado com varanda gourmet em apartamento. Foto: Marcus Camargo


Agora vamos abordar também algumas dicas de onde e como podemos utilizar o espelho a nosso favor, não somente com o intuito de ampliar, mas também para decorar e melhorar o uso do ambiente, começando com os cômodos clássicos: quartos e banheiros.


Projeto Studio Karla Oliveira - Sala integrada em apartamento decorado. Foto: Giovanna Cristina


Quartos

Projeto Studio Karla Oliveira - Quarto casal do projeto 'Lar é onde o amor está'. Foto: Marcus Camargo


Uma das utilidades importantes de espelho em quartos, principalmente quando forem quartos pequenos são nas portas dos guarda roupas, além de conferir amplitude são úteis para os momentos de troca de roupas e conferem mais luz e alegria ao quarto. Mas atenção, procure não posicionar o espelho em frente à cama, pode causar desconforto e é perigoso principalmente ao deslocar no quarto durante a noite.


Projeto Studio Karla Oliveira - Quarto casal. Foto: Marcus Camargo


Existem também outras formas importantes de se explorar o uso de espelhos nos quartos, principalmente em detalhes da decoração. Os espelhos podem ser prata, bronze ou fumê e podem aparecer em diferentes tamanhos, formatos e estilos ou em uma composição, dependendo da criatividade o mesmo material pode gerar várias estéticas diferentes. Podem ser posicionados atrás da cabeceira, em painéis soltos ou painéis de TVs, ao lado da cama, acompanhando o criado, enfim de várias formas diferentes o espelho pode ser utilizado para agregar beleza e sofisticação ao quarto. Espelhos grandes, instalados em painéis e posicionados soltos em um canto do quarto, também fica lindo para decorar e valorizar cantinhos especiais.


Projeto Studio Karla Oliveira - Quarto moça (maquete eletrônica). Foto: Marcus Camargo


Os espelhos podem também ser emoldurados ou sobrepostos e posicionados em locais onde podem ser usados para facilitar a trocas de roupas e também para marcar um cantinho com um uso especial, como um camarim por exemplo.



Hall de entrada

Projeto Studio Karla Oliveira - Hall de entrada. Foto: Marcus Camargo


O hall de entrada é um dos espaços mais favoráveis para receber um espelho, além de ganhar mais amplitude e iluminação com esse recurso, pode ser bastante decorativo e prático. Um espelho no Hall é sempre muito útil para uma última conferida no visual antes de sair ou entrar na casa.

Projeto Studio Karla Oliveira - Hall de entrada do projeto 'Lar é onde o amor está'. Foto: Marcus Camargo



Postagens Populares
Postagens Recentes
Arquivo
  • Instagram Limpa
Etiquetas

Deixe um comentário

Comente no Facebook

© 2015. Karla Oliveira Arquitetura e Interiores. ABD N.9777. Todos os direitos reservados.