Cubas para banheiros


Ao contrário do que várias pessoas pensam, a cuba tem grande importância para o banheiro ou lavabo. Esta importância pode ser funcional e/ou estética, já que a cuba pode levar todos os olhares diretamente para a bancada conferindo ao ambiente mais personalidade e beleza. Além disso, a cuba ainda ajuda a determinar o estilo do ambiente.


Existem várias opções para lavatórios e cubas de banheiros. O lavatório é uma peça mais simples, utilizada, normalmente, em banheiros com pouco espaço ou que não necessitam de armário embaixo da bancada, e possui dois tipos principais, o lavatório com coluna – mais comum – e o suspenso. Já as cubas normalmente são instaladas em uma bancada ou precisam de uma estrutura para fixá-la na parede e são encontradas em diversos materiais, formatos e preços; além disso, agradam os mais variados gostos e cabem em qualquer orçamento.


6 MODELOS DISPONÍVEIS DE CUBAS


Diante da diversidade de modelos encontrados no mercado, as cubas normalmente são classificadas como: de embutir, de apoio, de semi encaixe, de sobrepor, de piso, de parede e esculpidas. A seguir apresentaremos estes modelos com indicação das torneiras que melhor se adequam as mesmas.


1.Cubas de embutir

As cubas de embutir são consideradas modelos mais simples e são fixadas por baixo da bancada (dessa forma, acabam escondidas pelo armário). O recorte deve ser realizado exatamente do tamanho da cuba, para obter um encaixe perfeito. A torneira ideal a ser utilizada é a de bancada baixa curta. Este modelo é indicado para banheiros menores.


2. Cubas de apoio

Estas cubas são fixadas totalmente sobre as bancadas. Elas ficam à mostra e é preciso apenas um furo para a instalação do sifão de esgoto para o escoamento da água, por isso podem ser utilizados aparadores e buffets para fazer a função da bancada, em conjunto com um armário se for desejo do usuário. As cubas de apoio são ótimas ideias para moradores que almejam um banheiro diferente. As torneiras ideais para essa cuba podem ser de parede ou um modelo de bica alta. Vale ressaltar que para esse modelo a altura da bancada deve ser mais baixa que o comum, pois considera a parte superior da cuba a altura de 90cm do piso.


3. Cubas de sobrepor

Este tipo de cuba possui o mesmo conceito das cubas de embutir, porém o encaixe na bancada é feito pelo lado de cima, deixando as margens aparentes e o fundo escondido pelo armário. A torneira ideal para esse tipo de cuba é a de bancada baixa ou a de parede. Este modelo pode ser utilizado em banheiros de variados tamanhos.


4. Cubas de semi encaixe

Esse modelo é fixado apenas pela parte de trás, deixando o restante da peça para fora da bancada. É uma ótima opção para quem não tem espaço e precisa de uma bancada mais estreita. Esse modelo já vem com o furo da torneira na própria cuba e o modelo mais indicado de torneira é o de bica baixa.


5. Cubas esculpidas

As cubas esculpidas podem ser feitas de diversos materiais, tais como: granito, mármore, silestone, nanoglass entre outros. O ralo desse modelo pode ficar escondido embaixo de uma ‘rampa’ que facilita o escoamento da água (mas dificulta um pouco a manutenção caso seja necessária) ou pode-se optar por um fundo reto para o sifão que é tampado por uma bandeja do mesmo material da cuba podendo ser removido de forma fácil para manutenção e limpeza. A escolha do modelo da torneira depende do espaço disponível. O modelo esculpido pode ser utilizado tanto em banheiros menores quanto maiores, dependendo do espaço disponível. A cuba esculpida é uma ótima escolha para lavabos, pois tem um estilo único que traz personalidade e beleza ao ambiente.


6. Cubas de piso/coluna

As cubas de piso ou coluna existem há muito tempo, mas atualmente esse tipo de cuba voltou a ser fabricado com design mais moderno e arrojado, releituras que agregam ao banheiro/lavabo muito estilo, elegância, modernidade e funcionalidade. Com design reto ou arredondado; branca, preta ou revestida - as cubas de piso combinam com vários estilos de projetos. Elas são instaladas no piso, através de colunas rentes ou afastadas da parede conforme recomendações do fabricante e dependendo do modelo escolhido as torneiras podem ser instaladas na parede, no piso ou teto.


FORMATOS DE CUBA DISPONÍVEIS


Tendo aprendido os diversos modelos de cubas disponíveis no mercado, agora veremos os vários formatos disponíveis que vão dos básicos (oval, circular e retangular) ao design inovador. Confira abaixo!


Redonda e Oval

As cubas arredondadas e ovais são utilizadas normalmente em banheiros com pouco espaço, já que ocupam uma área menor na bancada e trazem leveza e sofisticação ao ambiente. São mais indicadas para banheiros pequenos, com bancada estreita e curta.


Cubas quadradas e retangulares

Estes modelos de cubas, por possuírem vértices, ficam mais imponentes e se destacam mais, trazem um ar contemporâneo e singular ao ambiente. Esse modelo ocupa uma área maior na bancada, porém podemos utilizar o modelo de semi encaixe – que foi apresentado acima e possibilita uma bancada mais estreita sem perder o charme da cuba retangular ou quadrada.


Outros formatos

A cuba oval é um formato não convencional, mas é muito bonito. É um modelo que mescla uma forma redonda com a retangular ou quadrangular, entretanto mais leve e compacto, indicado para os banheiros com decoração sutil e inovadora ao mesmo tempo. Entretanto, esta cuba é indicada para bancadas e banheiros maiores, porque visualmente falando, ela aparenta ser mais densa e precisa de um espaço maior na bancada.


MATERIAIS DE CUBAS PARA BANHEIROS DISPONÍVEIS

Devido a possibilidade de ser confeccionada nos mais diversos materiais, recentemente vem surgindo novos modelos de cubas com os materiais mais variados, desde os mais tradicionais como a porcelana até os mais inusitados como metais. Confira alguns dos materiais mais encontrados:


Louça/Porcelana

As cubas de porcelana são os modelos mais populares e mais resistentes, possuem simples manutenção e são indicadas para banheiros comercias e residenciais que possuem uso continuo. A louça ou porcelana combina com praticamente todos os estilos e gostos e é atemporal. Você encontra no mercado diferentes marcas que fabricam os mais variados modelos de cuba com preços acessíveis.


Vidro

As cubas de vidro são mais frágeis e podem riscar com maior facilidade. Devido a este fato, são indicados para lavabos que possuem um uso mais básico. Este modelo de cuba proporciona um ambiente mais limpo e clean.


Acrílico

As cubas de acrílico são indicadas para lavabos com uso básico e levam certa vantagem em comparação com as de vidro: não quebram, mas ainda exigem os mesmos cuidados. Visualmente trazem os mesmos benefícios do que as de vidro.


Madeira

As cubas de madeira são resistentes e, geralmente, produzidas em madeira tratada para evitar danos à peça quando entra em contato com a água. Esse tipo de cuba pode ser usada em banheiros sociais ou de suíte já que transmite um clima natural/rústico e traz calor ao ambiente.


Inox

As cubas de inox estão tomando conta também dos banheiros. Hoje são mais utilizadas em cozinhas, pois é um material que permite uma maior esterilidade. Sofisticada e elegante, esse modelo proporciona um ambiente antenado e moderno. É indicada para lavabos e banheiros sociais.


Cobre

As cubas de cobre são peças rústicas que trazem um ar mais rústico ao ambiente, remetendo ao conceito industrial. Com boa resistência, pode ser utilizada em banheiros comerciais ou residenciais. Faz parte de uma tendência bastante atual, com estilo diferenciado e mais barata que as cubas de inox.


Artesanal

As cubas artesanais são peças bem artísticas e costuma tornar-se o centro das atenções do ambiente. É possível criar modelos pintados, com aplicações entres outros detalhes, que vão enriquecer o projeto e torná-lo único. Por ser uma peça artesanal, que vai muito do gosto de cada cliente e tem um custo um pouco maior é indicado para banheiros e lavabos residenciais.


COMO ENCONTRAR A CUBA IDEAL PARA O SEU BANHEIRO

Diante da grande variedade de formatos, materiais e modelos, escolher uma cuba que preencha os requisitos para deixar o seu banheiro ainda mais belo pode não ser tarefa fácil. Por isso segue algumas dicas para facilitar este processo:


- Conheça o seu estilo: para definir o modelo de cuba para sua casa, é importante levar em consideração o estilo, sem deixar de lado o seu gosto pessoal.


- Solicite ajuda profissional: o profissional ajudará nas escolhas para que o resultado seja o esperado e sem gastos desnecessários.


- Conheça o espaço disponível: ter as medidas em mãos na hora da compra é essencial para não errar e não esqueça do espaço destinado à bancada.


- Defina seu orçamento: na hora da compra é possível se perder entre tantas opções e adquirir uma peça fora do seu orçamento. Por isso é importante tê-lo bem definido e tentar segui-lo.


- Na dúvida, escolha o básico: para não ter erro a dica é utilizar o modelo que mais lhe agrade em louça, devendo este ser do mesmo tom da bacia sanitária – de preferência na cor branca, a qual combina com todos os estilos e gostos –. Assim toda a decoração e escolha de revestimentos não vão entrar em choque com os dois itens (cuba e bacia).


Fonte 1 - matéria cubas

Fonte 2 - cuba de piso

Postagens Populares
Postagens Recentes