top of page

Dicas para esconder fios e cabos


Nada é mais complicado do que se livrar de tantos cabos de equipamentos eletrônicos.


Os fios e cabos espalhados pela casa são os vilões de uma decoração clean e minimalista. Não importa se é em imóveis comerciais ou residenciais – casas em Florianópolis, chalés ou apartamentos em Florianópolis –, os cabos são um grande problema em todos os ambientes, principalmente nas salas e quartos.


O ideal seria uma tubulação pela parede, mas nem sempre podemos fazer uma obra somente por causa deles. É neste momento que a criatividade e um bom projeto com um profissional qualificado entra em ação.


Se você pensa em comprar apartamentos em Balneário Camboriú, e já está pensando na decoração, separamos algumas dicas infalíveis para você evitar problemas com os fios e cabos indesejados espalhados pelos ambientes da casa. Afinal temos diversas formas de “esconder” os fios e cabos, que varia de acordo com o que quer gastar, necessidades de projetos, entre outros itens. Segue abaixo algumas ideias:

Canaletas e Rodapés

As canaletas de PVC instaladas na parede podem passar os fios, porém, nem de longe podem ser consideradas bonitas. Por isso, é indicado pintar com a mesma cor da parede ou usar adesivos para deixar a instalação mais atraente para os olhos.

Uma sacada interessante é planejar a reforma do ambiente já pensando nos cabos que você precisa ter espalhado pelo mesmo. Algumas opções variam da canaleta comum aos rodapés que já possuem entradas para que os fios passem por trás.


Você pode dar a volta na sala com os cabos, por exemplo, sem que ninguém perceba, isso porque eles vão estar cobertos por um detalhe que já faz parte do acabamento do piso.

Pintura

As cores das paredes podem ajudar nesta missão de disfarçar e esconder os cabos que precisam passar atrás dos equipamentos eletrônicos.


A parede de fundo da televisão na cor preta, por exemplo, faz com que o ambiente tenha mais profundidade, além de ajudar a ‘esconder’ os fios que normalmente são pretos. Mas utilizando esta ideia deve-se ter cuidado de prender os fios a parede deixando-os bem esticados de forma que fiquem quase imperceptíveis.


Outra solução é um móvel baixo onde a televisão, Home Theater e outros acessórios serão instalados de forma que os fios fiquem atrás deste móvel, mas não se esquecendo de utilizar presilhas, arames ou outros itens para organizar os fios.

Painel e Móveis

Outra opção muito bem-vinda é a utilização de painel. Instalado a uma pequena distância da parede o mesmo permiti a passagem de fios e cabos de forma ordenada até o móvel onde estão os equipamentos que também possui um fundo. Todo este cuidado visa a facilidade caso exista futuramente a necessidade de retirar ou desmontar os equipamentos.

Criatividade – Arte e Adesivos

Uma forma bem criativa de utilizar os fios a seu favor é utilizá-lo como arte. A aplicação de adesivos sobre o fio pode trazer uma ideia bem diferente ao ambiente. Além disso, podemos trabalhar o fio como um diferencial do projeto fazendo arte com o mesmo.


Então fica a dica: Se você tiver a oportunidade de planejar com um bom profissional todos os ambientes da sua casa, personalize a instalação dos seus eletrônicos e eletrodomésticos. Assim todos os cabos e fios podem ser embutidos, sem causar desgostos.




Artigo escrito em parceria com Chaves na Mão.

bottom of page