top of page

Por que decoramos?


Você já ouviu a expressão “a casa é o reflexo do seu interior”? É verdade: o ato de decorar vai muito além de apenas embelezar ambiente. Na verdade, ele representa a materialização da sua personalidade no espaço. É uma forma de se apropriar dele e dizer: "é seu!"

Por que, para nós, é importante o ato de decorar?

Tudo começou quando nossos antepassados compreenderam a importância de se ter um espaço protegido. As cavernas possibilitavam segurança contra os predadores, refúgio noturno e armazenamento de alimentos. Só depois disso os homens passaram a erigir o seu habitat: ele entendeu que ao transformar seu refúgio, ele toma posse deste local. Decorar é um elemento de sobrevivência ancestral.

Uma casa somente se transforma em um lar quando o espaço construído é habitado e personificado pelos seus ocupantes. O processo natural de domínio territorial se dá pela forma com que o indivíduo compõe o seu espaço privado, pelas cores, móveis e objetos que escolhe para concretizar o sonho de morar.

Então, se o ato de decorar significa tomar posse de um espaço enquanto se materializa a própria personalidade, até que ponto a ajuda profissional (arquiteto, designer de interiores, decorador...) é benéfica?

A arquitetura, de uma forma genérica, mostra ao mundo os valores de uma sociedade ou de um grupo social, revelando sua cultura e sua estética. O design de interiores e a decoração, em contrapartida, permitem personificar o espaço arquitetônico de forma mais individualizada, possibilitando identificar o caráter de cada habitante em sua área de domínio.

O bom profissional da arquitetura ou dos interiores é justamente aquele que compreende a dimensão de sua participação em um projeto: seu papel é servir como interlocutor entre os desejos do cliente, que se julga inapto a transformar o próprio espaço, e a materialização física e estética deste desejo.

Qual o papel da decoração no cotidiano de uma casa e na vivência das pessoas nesse espaço?

A decoração traz conforto físico e psíquico aos seres humanos, possibilitando que usufruam do espaço de forma muito mais abrangente, O desempenho do espaço é outro quando ele possui um projeto de composição de interiores coerente e adequado aos moradores. Delimita de forma etológica os domínios territoriais, identificando o grau de pertencimento do espaço.

Os valores estéticos propiciados pela decoração certamente melhoram em muito o nosso cotidiano: uma mesa de café da manhã bem arrumada em um espaço bem planejado, por exemplo, certamente nos conduz a um dia melhor.

bottom of page