top of page

Orquídeas da primavera: descubra quais espécies usar em casa


Durante a estação mais florida e perfumada do ano, é momento de cultivar nosso amor pelas espécies mais lindas e delicadas que conhecemos.

A jornalista, jardineira e apresentadora Carol Costa, do site Minhas Plantas, fez uma pesquisa sobre 11 tipos de orquídeas da primavera e vamos contar aqui um pouco do que aprendemos com ela!

A chegada da primavera pode ser anunciada pelas orquídeas. Carol cultiva em sua casa um Dendrobium anosmum há dez anos. Sempre que começa agosto, ela perde suas folhas e fica feia, mas isso não significa que a flor está morrendo. Está apenas se renovando e, em poucas semanas, começam a aparecer umas verruguinhas que logo serão botões nos pseudobulbos pendentes do Dendrobium. “E então, numa manhã de primavera, o vaso onde morava uma orquídea feinha e verde acinzentada de repente vira uma explosão de 92 flores pink, rosadas e perfumadas” , nos contou Carol.

Isso acontece com outras espécies e é na primavera também que a Acacallis cyanea floresce, que as chuvas-de-ouro (Oncidium) “caem” por todo o canto, competindo com as acácias pelo dourado mais bonito do Brasil. Essas flores são fáceis de cultivar e gostam de crescer coladas às árvores, aproveitando sua sombra, umidade e ventilação, sem retirar nada de suas “anfitriãs de grande porte”. Assim vivem as bromélias, samambaias e muitas outras espécies epífitas. As orquídeas não são parasitas, como podem parecer.

Durante a primavera, também florescem muitas orquidáceas pequenas como as do gênero Maxillaria, caso de M. tenuifolia, e M. schunkeana (a orquídea-negra, como é chamada pelos colecionadores). “Da Robiquetia cerina, com o cacho de florzínculas mais parecendo um brinquedo, às minúsculas pétadas triangulares e rajadas da Dryadella zebrina, tudo quanto é micro orquídea se veste de cor para atrair a nossa atenção", diz.

Perfumes também dão o ar da graça nesta época do ano. A Miltonia flavescens exala um doce aroma de limonada. A Dendrobium loddigesii tem um perfume de mel que sai de suas flores brancas e amarelas. A Laelia purpurata var. carnea tem uma fragrância sensual parecida com a da dama-da-noite.

Uma das queridinhas da estação para a Carol é Ionopsis utricularioides, uma espécie apenas para admirar, pois é difícil de cultivar em casa, sendo mais adaptável em lugares como cafezais. “Suas hastes longas, finas e curvas fazem um desenho lindo de cachos pendentes, salpicados de flores minúsculas e lilases, que duram meses se a estação não for muito chuvosa”.

Dicas para cuidar das orquídeas

Carol acredita que ter orquídeas em casa é mais simples do que parece e ainda prazeroso e terapêutico. As plantas gostam de umidade “afinal, espécies tropicais que são, apreciam calor, sombra e água fresca”. Para cuidar das orquídeas, molhe abundantemente, sempre deixando a água escorrer pelos furos do vaso. Pela experiência da nossa colunista, orquídeas plantadas direto em cachepots dão muito mais trabalho do que as que estão em vasos furadinhos. Essa dica, aliás, é ótima para começar!

É importante também avaliar a necessidade de aguar a planta novamente. A dica agora é tocar o substrato para saber se ainda está úmido. Em caso positivo, adie a rega mais um pouco. As orquídeas devem ficar em lugares ventilados, onde também possam receber um pouco de sol ou muita claridade. Adubar uma vez por mês com bokashi (adubo orgânico) também ajuda e muito o florescer saudável das orquídeas na primavera!

bottom of page