top of page

Um apartamento pequeno, jovem e moderno na Vila Mariana, em São Paulo

Marcenaria planejada e detalhes charmosos fazem a diferença no projeto de Duda Senna

Uma parede de tijolinhos percorre toda a extensão da sala deste apartamento de 56 m² na Vila Mariana, em São Paulo. O projeto ganha um ar jovem e moderninho com outros tantos detalhes charmosos – caso da porta de correr laqueada cor-de-rosa, que contrasta com as cadeiras verde-água da cozinha integrada, além do cinza e do branco que compõem a paleta de cores. “A ideia era que o apartamento tivesse uma cara bem feminina”, conta a arquiteta Duda Senna. “Por isso, usamos cores que remetem a esse universo e apostamos em revestimentos delicados, como o azulejo que recobre a cozinha e o terraço.”

A moradora, uma jovem estudante universitária, queria um imóvel acolhedor para receber a mãe quando ela viesse visitá-la e um espaço agradável para reunir os amigos de faculdade. Além disso, ela precisava de um apartamento prático e que fosse funcional no dia a dia de estudos e trabalho.


A reforma durou apenas três meses: “Estruturalmente mexemos apenas nas alvenarias de acesso aos quartos e nos demais ambientes trocamos apenas revestimentos”, conta Duda, que aproveitou no projeto todas as bancadas e louças entregues pela construtora. “Muitas vezes não consideramos utilizá-los por se tratarem de materiais que não agregam esteticamente, mas é possível ser criativo e investir em outros elementos que chamem mais atenção, em uma composição harmoniosa.”


Apesar das medidas reduzidas, o apartamento é bem distribuído e banhado pela luz natural. A cozinha é integrada à sala de estar e possui uma bancada de marcenaria para refeições rápidas. O terraço, mais adiante, foi fechado com vidros retráteis. A arquiteta projetou para o local um banco encostado na alvenaria e uma mesa de jantar. “Aproveitamos a bancada de apoio entregue pela construtora e criamos armários suspensos e um gabinete para armazenar o necessário.”

Na parte íntima há um banheiro e dois quartos. A arquiteta aproveitou a antiga cama da proprietária no novo dormitório, cuja parede recebeu pintura na cor grafite e um neon pink contrastante. No quarto de hóspedes, bancada de estudos e alguns nichos executados pela marcenaria servem como local para guardar livros e outros objetos.


bottom of page