top of page

Novo edifício de Zaha Hadid Architets


O novo projeto do Zaha Hadid Architets ganhou a internet mesmo antes das obras começarem. O edifício que deve custar cerca de 12 bilhões de dólares, faz parte dos planos de expansão da gigante do mercado imobiliário Kushner Companies, empresa que pertence a família de Jared Kushne, marido de Invanka Trump, e genro do Presidente Donald Trump.

Para que as obras comecem a empresa, que é chefiada pelo pai de Jared desde que ele foi eleito conselheiro na Casa Branca, precisa concretizar um acordo com o Grupo de Seguros Anbang - negociações que, segundo o Wall Street Journal, já estão em andamento e incluem a entrega de US $ 2,5 bilhões em ações por um projeto de remodelação que transformaria o atual edifício quadrado da 666 Fifth Avenue em uma torre de 427 metros de altura para uso misto.

Ao invés de começar do zero, o projeto pensado pelo ZHA seria realizado a partir do edifício existente, construído na década de 1950. A proposta acrescenta à estrutura original de aço outros 40 pavimentos, levantando uma nova torre toda envidraçada e com uma estrutura cilíndrica que além dos escritórios terá unidades residenciais, um hotel de onze andares e uma base comercial de 9 andares.

Desde que foram revelados na terça-feira, os projetos tomou conta da internet e por causa do seu formato ganhou diversos apelidos sugestivos. No Twitter, por exemplo, houve quem comparasse a torre com um enorme dedo médio, entre muitas outras partes do corpo. Outro ponto que virou motivo para piada foi a possibilidade de mudar o nome do prédio de 666 para 660 Fifth Avenue, para evitar associações com o diabo.

Se tudo for acordado ainda este ano as obras devem começar em 2019 e ficar pronta em 2025. Mas além do acordo com a Seguradora a Kushner Companies teria que estabelecer um acordo com a Vornado Realty Trust Inc. que também é proprietária de parte do edifício.

Fonte: Casa Vogue

bottom of page