top of page

Casa conceitual foi desenhada para se dividir em duas após divórcio


Quando um casal se separa, a casa é sempre um dos maiores problemas: quem sai? Quem fica? Os móveis são de quem? E os eletrodomésticos? Esse processo doloroso é parte do rompimento, mas os arquitetos do Studio Oba acham que ninguém precisa passar por isso.

Foi constatando que o divórcio está cada vez mais comum nos Países Baixos que o estúdio holandês inventou a Prenuptial Housing. A ideia é simples: uma casa flutuante feita de dois módulos separados, que funcionam de maneira independente. “Quando o relacionamento está acabando, a casa se divide em dois e os módulos se distanciam”, explica Omar Kbiri, um dos responsáveis pelo projeto.

Os arquitetos se inspiraram no conceito do jogo Tétris pensando em peças que se encaixam e podem facilmente se separar e funcionar de um jeito individual. Construída de fibra de carbono e madeira, a casa consegue permanecer na superfície facilmente, seguindo as tradições locais do país já que a Holanda é conhecida por suas casas barco. Há também a vertente poética do projeto que imagina os módulos se afastando em água corrente -- já que ela tantas vezes é associada à renovação.

Fonte: Casa Vogue

bottom of page