top of page

Criatividade de ponta no Design Miami


Tudo começou como uma aventura calculada de Craig Robins, o corajoso empreendedor responsável pelo desenvolvimento do Design District, ao norte de Downtown Miami. “Foi Sam [Keller, então diretor da Art Basel] quem, durante a Bienal de Veneza de 2005, me deu a ideia de fazer um evento de design paralelo à Art Basel Miami Beach. Ali nasceu a Design.05, rebatizada Design Miami no ano seguinte”, lembra Robins.

Audácia, pioneirismo e compromisso com a qualidade do conteúdo são a chave do sucesso da feira que, em dez anos, duplicou de tamanho e conquistou prestígio, sempre acompanhando as edições anuais da Art Basel – em junho na Basileia, Suíça, e em dezembro na Flórida. Das 15 galerias que participaram da primeira empreitada, 11 estarão presentes junto a outras 24 na grande tenda, em Miami Beach, para celebrar seu 10º aniversário, de 3 a 7 de dezembro.

Ficaram na história as instalações que a Design Miami encomendou aos seus designers of the year. Elastika, feita por Zaha Hadid no ano inaugural, foi, para nossa sorte, mantida no átrio do Moore Building, tornando-se um ícone do Design District.

Dois anos mais tarde, foi a vez de Tokujin Yoshioka levar 2 milhões de canudinhos para o terraço daquele edifício, em uma obra de tirar o fôlego, intitulada Tornado. Em 2010, Konstantin Grcic criou Netscape, uma composição de cadeiras de balanço de malha de aço que, de tão poética, acabou de ser incorporada ao PAMM – Pérez Art Museum Miami. Não menos emocionantes são as novidades dos expositores. A Galerie Patrick Seguin, de Paris, chegou a reconstruir a casa desmontável de 64 m² projetada em 1945 por Jean Prouvé, com todos os móveis e complementos da época. Zesty Meyers, sócio da R&Company, de Nova York, conquistou espaço com a representação de grandes nomes do design brasileiro, como JoaquimTenreiro e Hugo França. Murray Moss, outro visionário, expos peças memoráveis comissionadas ao Studio Job, como a mesa Robber Baron (2007) ou a coleção Bavaria (2009). Moss, infelizmente, fechou sua galeria, mas estará presente nesta edição para um talk com o novo diretor da feira, Rodman Primack, sobre o uso de objeto-arte no dia a dia. Rodman assumiu em março, recebendo o legado de Ambra Medda (2005-2010) e Marianne Goebl (2011-2013) e a difícil missão de superar o quase insuperável. E foi além. Ampliou o prêmio de designer do ano para Design Visionary, outorgado em 2014 a Peter Marino, que fará exposição na feira e também no Bass Museum of Art. Inovou, ainda, na criação do chamado Design Curio: “um espaço aberto à discussão com outras frentes, como a tecnologia, o artesanato, a biologia. Uma das quatro intervenções inaugurais do Curio, a Coral Morphologic permitirá ao visitante simular um mergulho nas barreiras coralinas da Flórida”, explica, com entusiasmo. Esta edição comemorativa terá, ainda, as longevas parcerias com Perrier Joüet, Fendi e Swarovski, marcas que prometem continuar nos fazendo sonhar com suas instalações, e a energizante programação paralela do Design District. Uma festa, definitivamente, imperdível.

Fonte: Casa Vogue

bottom of page