top of page

10 projetos inesquecíveis de Zaha Hadid


A arquiteta iraquiana Zaha Hadid, que faleceu nesta manhã depois de sofrer um ataque cardíaco, foi pioneira em muitos aspectos. Foi a primeira mulher a vencer o Prêmio Pritzker – o mais importante da arquitetura – em 2004, e a medalha de ouro do Royal Institute of Architects (Riba), em 2016. O primeiro museu dos Estados Unidos projetado por uma mulher é assinado por ela, cuja obra é marcada pela fluidez de formas e pela inovação. Relembre dez dos mais importantes projetos da arquiteta:

1. O projeto da Vitra Fire Station, unidade responsável pela prevenção de incêndios no complexo fabril da Vitra em Weil am Rhein, Alemanha, deu à arquiteta reconhecimento internacional. O design da obra, construída em 1993, foi pensado para ficar harmônico com os outros edifícios do complexo.

2. O Maxxi (Museo Nazionale delle arti del XXI secolo) é o primeiro museu de arte contemporânea de Roma. Com uma estrutura que mistura concreto, ferro e vidro, também é o primeiro de estilo contemporâneo a ser construído no centro histórico da cidade eterna.

3. O LFone Landesgartenschau foi projetado para funcionar como um espaço de eventos e exposições para o festival de jardinagem de Weil am Rhein, Alemanha. O prédio parece emergir dos caminhos ao seu redor – na verdade, três deles se emaranham para formar a estrutura.

4. A estação de bonde e estacionamento Hoenheim Nord, projeto de 2001, fez parte de um programa para combater o congestionamento na cidade de Strasbourg, na França. A principal característica do projeto são as linhas e áreas que se sobrepõem.

5. O escritório da arquiteta venceu um concurso internacional em 1999 para conceber uma pista de competição de salto em esqui sobre a montanha Bergisel, na Áustria. Chamada de Bergisel Ski Jump, a estrutura é formada por uma torre e uma ponte, com 90 metros de largura e quase 50 metros de altura.

6. O Lois & Richard Rosenthal Center for the Arts, em Cincinnati, é o primeiro museu dos Estados Unidos projetado por uma mulher. Com mais de 1527 m² de espaço para exposições, sua fachada é composta por blocos de concreto empilhados de forma irregular e um painel de alumínio preto.

7. O Centro Aquático de Londres, assinado por Zaha, foi desenhado para os Jogos Olímpicos antes mesmo de a cidade ser escolhida como sede, em 2012. O design do edifício foi inspirado pela forma da água em movimento.

8. Inspirado na natureza, o desenho da Guangzhou Opera House, na China, foi influenciado pela forma de vales de rios e como eles são transformados pela erosão.

9. Em Londres, a estrutura transparente da Evelyn Grace Academy se abre para a área predominantemente residencial dos arredores. O edifício em zig-zag se emaranha com campos de esporte.

10. O escritório de Zaha venceu um concurso em 2007 para projetar o Centro Heydar Aliyev em Baku, capital do Azerbaijão. O edifício, cheio de ondulações e dobras, é uma interpretação contemporânea da arquitetura islâmica.

Fonte: Casa Abril

bottom of page