Soluções arquitetônicas: casa contêiner


Construída havia cinco anos em Carapicuíba, SP, a casa térrea de alvenaria precisava crescer, pois o jovem casal de proprietários esperava um filho e o velho retângulo com suíte, sala, cozinha, área de serviço e lavabo não seria mais suficiente para acomodar a família.

Para a ampliação, o plano era erguer mais duas suítes, transformando a existente em espaço de trabalho. Este espaçoso anexo de 159 m² nasceu da justaposição de dois contêineres de 12 m de comprimento cada um, lateralmente. Dessa forma, foi possível separar a área íntima da social e de serviço e, ao mesmo tempo, ganhar uma garagem coberta. Um terceiro contêiner, disposto na vertical, conecta a construção original à metálica, formando uma caixa de escadas. O novo corpo está todo apoiado em dois pilares de concreto, sendo que uma das laterais avança em balanço.

Essa conformação exigiu reforços estruturais de vigas metálicas. “Como vantagem em relação a uma edificação convencional, o contêiner possibilitou, por exemplo, criar o grande vão da área dos carros, amplo e aberto”, explica o arquiteto Maurício Ruoppoli, do escritório Oficina 11.11, ressaltando que a ampliação levou apenas seis meses para ser totalmente concluída.

Fonte: Arquitetura e Construção

Postagens Populares
Postagens Recentes