Arquitetura premiada: conheça a melhor biblioteca pública de 2016


Focada no reconhecimento de projetos de bibliotecas, a federação International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) premiou a Dokk1 como biblioteca pública do ano de 2016.

Assinada pelo escritório Schmidt Hammer Lassen Architects, a estrutura fica em Aarhus, na Dinamarca, e foi inaugurada em 2015 – mais um milhão de visitantes passaram por ali nos primeiros sete meses de abertura.

Primeira biblioteca dinamarquesa a ganhar o prêmio, a Dokk1 é a maior da Escandinávia, com 35,6 mil metros quadrados e diversos elementos sustentáveis, como painéis solares e iluminação em LED.

Grandes painéis de vidro convidam a luz natural para o interior, amplo e moderno. Versátil, o espaço conta com ambientes que abrigam diversos usos, assim como uma área externa com parquinhos infantis.

Segundo a Architectural Digest, que deu a notícia, o júri ficou impressionado com “o grande valor arquitetônico da escolha simples e consistente de materiais em todo o edifício, que se adapta naturalmente ao ambiente do porto”.

O Schmidt Hammer Lassen Architects venceu uma competição, em 2009, para projetar o local ao lado de Kristine Jensens, que assina o paisagismo, e a companhia de engenharia Alectia. Confira as imagens abaixo:

Fonte: Casa Abril

Postagens Populares
Postagens Recentes
Arquivo
  • Instagram Limpa
Etiquetas